quarta-feira, 4 de julho de 2007

Bob marley, e o reggae HOJE!

Voçe sabia que o reggae tem(considerado por muitos) o único Popstar mundial do terceiro mundo?
Muito se fala sobre ele, porem, não com a profundidade que merece este grande ícone da música mundial, afinal de contas é admirado por grandes artistas dos quatro cantos do mundo, quase como uma unanimidade.
Geralmente o que se fala sobre sua música é que ela faz parte da religião rastafar-i que usa a maconha em seus rituais (como se essa religião fosse só isso), ou que é uma música de protesto contra o sistema dominante. Mas a grande mídia não fala desses assuntos com o critério e imparcialidade merecidos, afinal de contas, é óbvio o motivo pelo qual ela trata esse estilo musical dessa forma, não existe ninguém pra ganhar economicamente com essa divulgação. Por essas razões, temos a idéia de que reggae é “música de maconheiro”, infelizmente nos deixamos levar pelos padrões estéticos (os quais são tão importantes hoje em dia), e acabamos esquecendo do conteúdo poético e informativo das letras das músicas.
Não ouvimos falar da quantidade de grandes artistas do mundo todo que admiram o trabalho de Bob Marley.
Não ouvimos falar que o estilo musical que ele ajudou a espalhar se espalha pelos quatro cantos do mundo com uma rapidez incrível.
Não ouvimos falar da facilidade com que esse ritmo tem de se fundir com outras formas de música, talvez seja esse também um fator importante da sua disseminação.
Afinal de contas, não é nada fácil viver em um mundo tão contraditório, onde uns possuem todos os benefícios de uma sociedade rica e tecnologicamente avançada e outros ainda passam fome, sofrem com guerras e descaso. Onde TODOS sofreram com a degradação ecológica, é fácil entender que a demanda pelo reggae só cresça a cada dia.
Muita coisa esta acontecendo por baixo dos panos “midiáticos” e dos satélites das grandes corporações.
Acredito que o reggae numa escala global esta em seu melhor momento(Internet ajudando muito), apesar de tudo que fazem para manchá-lo. O melhor de tudo é que ele ainda é um jovem de origem humilde, mas tem uma vida toda pela frente, e acima disso tudo, ele possui um trunfo...

Ainda fala de Deus.

Um comentário:

Maria Luísa Cabral disse...

É bom ver que alguém tem atitude para falar esse tipo de coisa. Nem em revistas especializadas em música o reggae é tratado com o respeito que merece. Espero que um dia ele possa ser visto de uma maneira menos distorcida.
Maria Luísa